San Andrés – o que e onde comer?

San Andrés é um local onde se come bem e barato. Dos restaurantes mais simples aos mais refinados, você sempre encontrará preços mais justos do que os praticados no Brasil.

Cercada pelo mar, seu atrativo principal não poderia ser outro senão peixes e frutos do mar. Lagostas, camarões, caracóis e peixes estão entre os pratos que estão em praticamente todos os cardápios na ilha.

O prato típico da região, chamado de Rondon (como uma sopa com peixe ou caracol que leva aipim (mandioca), batata e banana). A sopa de caranguejo, o arroz de coco e o patacón (banana amassada, frita e salgada – você tem que provar), são figuras sempre presentes no menu.

E a bebida? Tem muitas opções! As mais pedidas são o coco loco (três bebidas alcoólicas diferentes), ou o coco fresa, que não tem álcool.

Coco loco!

Se a ideia é tomar algo leve, aposte na limonada de coco ou num refrigerante de maçã, bastante popular na Colômbia.

Sugiro tomar um café da manhã na cafeteria Juan Valdez (marca de café Premium colombiano), que fica no centrinho, em frente à praia.

Desfrute de um café e uma arepa (prato de massa de pão feito com milho moído ou com farinha de milho pré-cozido). Não é a opção mais barata, mas vale a pena!

Se a ideia é curtir a praia e ter um restaurante logo ali, pra comer olhando pro mar, vá ao Donde Francesca. O atendimento não é dos melhores, mas a comida é de dar água na boca!

O restaurante serve peixes e frutos do mar, por isso não é uma boa opção para quem não curte esse tipo de culinária. Sugiro ir durante o dia.

Optei pelo “risoto de camarão”… e olha o patacón acompanhando!

 

Pra quem não quer gastar muito e comer coisas gostosinhas, sugiro ir ao centrinho e provar o cardápio do Don Anibal. Comi uma arepa rellena com carne desmechada, a-d-o-r-e-i!

Arepa rellena con carne desmechada
Cardápio Don Anibal

Resolvi provar um prato típico dos nativos (frango com batatas), numa espécie de boteco, muito comum por lá. Saiu 5.500 pesos colombianos.

Tem carrinhos de lanches pelas ruas (não provei) com perros calientes? :0

*Crédito de imagens Suriàn Dupont

 

E você, o que provou por lá e gostou?

2 thoughts on “San Andrés – o que e onde comer?

Comments are closed.