Barcelona: Templo Expiatório da Sagrada Família – A obra infindável de Gaudi

Desde a primeira vez que ouvi falar de Barcelona, Gaudi estava presente na conversa. Foi ali que comecei a me interessar, de longe, por suas obras e me coçar de vontade de conhecê-las.

 

A que sempre me chamou mais a atenção, foi a também conhecida como Sagrada Família. Pois por trás desta obra, que parece nunca acabar, tem muitos detalhes, histórias, cores e mudanças que não param. Você pode ir à Barcelona diversas vezes, e revisitar o local, que vai ver algo diferente. É um grande templo católico, desenhado pelo arquiteto catalão,  Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima.

Sagrada famiglia. Credito de imagem Surian Dupont

É o monumento mais visitado da Espanha. Milhares de turistas fazem filas enormes e esperam por horas, para conhecer a obra mais espetacular do arquiteto. Não tenho dúvida de que você já sabe que não pode deixar de visitá-la.

 

São várias as curiosidades do local. Vou listar algumas pra vocês:

 

  1. O projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudi em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos 15 de forma exclusiva.
  1. Gaudi começou a construção pelo lado da Natividade.

SONY DSC

  1. Quando a igreja estiver totalmente pronta terá 170 metros de altura, 18 torres e se tornará a igreja mais alta do mundo. As torres vão se dividir assim: uma dedicada a Jesus, uma a Maria, 12 aos apóstolos e 4 aos evangelistas. A mais alta será a de Jesus.

SONY DSC

  1. Vocês sabiam que Gaudí está enterrado na cripta da igreja?

SONY DSC

  1. A construção da igreja é totalmente financiada por empresas privadas, doações e com as entradas dos visitantes. A finalização da obra está prevista para 2026, centenário da morte do Mestre Gaudí. Será que acaba mesmo?
  1. Gaudi morou ali os últimos 15 anos da sua vida. Em seu escritório possuía uma cama, que fazia às vezes de quarto.
  1. Foram projetadas três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, quase terminada por Gaudi ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda em construção.
  1. Tem três pórticos, dedicados às virtudes teológicas: da Esperança à esquerda, da  à direita, e da Caridade no centro, com a Porta de Jesus e terminada pela Árvore da Vida.
  1. A fachada da Paixão começou a ser construída nos anos 50.

Fachada da Paixão

  1. Somente a cripta e a fachada do Nascimento/Natividade foram declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO em 2005.
  1. Em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola, a igreja foi atacada e sofreu um incêndio que destruiu documentos e os planos de Gaudi e provocou danos na maquete deixada por ele. Por causa disso, hoje, a igreja é construída inspirada na obra de Gaudi, porém não nos planos feitos por ele.
  1. Diferente de outras igrejas, toda a história da vida de Jesus está demonstrada na fachada, em forma de esculturas. Dentro há somente 4 imagens: Jesus, Maria, José e São Jorge.

Imagem de Jesus

  1. Tem duas esculturas que foram feitas à imagem de Gaudi. Uma no lado da Natividade e outra no lado da Paixão.
  1. Segundo o sua forma de proceder habitual, ele partiu de esboços gerais do edifício e improvisou a construção à medida que esta avançava.
Interior da Sagrada Familia
Interior da Sagrada Familia

#Dica: compre seu ingresso pela internet, pois existe horário numero de pessoas e horários pré-estipulados para visitação.

Mais fotos:

Sagrada familia (119)

Sagrada familia (93)
Lindos Vitrais
Sagrada familia (92)
Belas colunas

Sagrada Familia (80)

Interior da igreja
Formas e cores
SONY DSC
O fantástico teto
SONY DSC
Detalhe da porta
SONY DSC
Gaudi e seus pequenos detalhes

*Crédito de imagens: Suriàn Dupont

Gostou? 😀