Rosa – uma praia de natureza exuberante

Fazem muitos anos que frequento a praia do Rosa. Uma praia que chama a atenção por suas belezas naturais e ondas para a pratica do surf. Está entre um dos destinos mais belos do planeta, verdadeiro paraíso natural. Vizinha da badalada Garopaba, a Praia do Rosa pertence ao município de Imbituba – SC.

Sua faixa de areia clara de 2km de extensão, tem formato meia-lua. Mas vai muito além, em minha opinião, uma das praias mais charmosas do litoral catarinense. Por todos os lados você verá dunas e morros cobertos de mata nativa, que emolduram o cenário e abrigam as trilhas que levam à beira da praia. Muito bonitas, algumas com decks e outras de areia, todas cercadas por muita natureza.

IMG_4590

No meio de tudo isto, existe uma lagoa de água salgada – que não poderia ter outro nome senão “do Meio”- muito apreciada pelos casais e seus pequenos que optam por deixar o mar de águas azuis para os surfistas.

IMG_4067
Linda lagoa

O verão escaldante lota a praia, do Rosa norte a sul. Sim, existem dois caminhos, um para o Rosa Norte e ouro para o rosa Sul, mesma praia, mas com pequenas diferenças. Acho o norte um pouco mais sossegado, pois não conta com restaurantes e bares na praia da praia, somente pequenos quiosques que vendem comidinhas e bebidas. O movimento de pessoas neste período durante o dia e a noite é bastante grande, o que torna difícil circular de carro pela região.

Esta época é quando os bares e baladas funcionam a pleno vapor. O Mar del Rosa – ponto de encontro que só abre na alta temporada e feriados. Já o Pico da Tribo, onde rola reggae e rock, abre o ano todo. Beleza Pura – casa noturna descontraída, com velas e espaço ao ar livre, que oferece crepes, drinques e samba rock ao vivo (Seg-Dom das 20:30 às 02:00). Já o Pico da Tribo, onde rola reggae e rock, abre o ano todo.

A combinação decorativa das lojinhas em ruelas estreitas , com sua vegetação, muros de pedras empilhadas e o jogo com madeiras rústicas, emprestam ainda mais beleza ao local.

A Praia do Rosa espalha seus encantos pelas estradinhas de chão batido, que levam a aconchegantes pousadas e restaurantes, sua maioria instalada no alto dos morros com vista para o mar. Nos quartos, muito conforto. Enquanto nas mesas, os frutos do mar são as estrelas principais.

IMG_4061
Uma das diversas pousadas do local

Durante nossa ultima estada neste paraíso, experimentamos alguns pratos que o Rosa pode nos oferecer, dos mais simples aos mais sofisticados.

Para curtir todos estes serviços, entretanto, é preciso ficar atento ao calendário de funcionamento – muitos estabelecimentos fecham suas portas na baixa temporada, quando o Rosa fica mais bucólico e se transforma em um mar de tranquilidade. É quando as baleias fazem a festa.

IMG_4052 (1)

Não lamente se você só tem férias em baixas estações do ano: de julho a novembro, a praia recebe a vista de ilustres baleias francas, que chegam para procriar e alimentar seus filhotes. Para vê-las, basta subir nos costões. Além disto, os preços ficam mais acessíveis.

Sem contar que bem pertinho dali existem outras diversas praias pra visitar. Como Garobapa (maior infraestrutura), a Barrinha (mais tranquila), a Ferrugem (mais jovem), Ibiraquera (muito procurada por sua barra – para kitesurf).

Até os anos 80, esta colônia de pescadores só era conhecida por hippies e surfistas gaúchos. Já na década de 90, porém, surgiram os primeiros empreendimentos que encheram de charme esta linda paisagem.

Desde então, o Rosa se tornou um sonho de consumo para muitos…

IMG_4700

 

Conhece o Rosa? Conte-nos o que acha e deixe-nos suas dicas.

 

COMO CHEGAR:

De avião

O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis, a 90km.
De carro

Acesso pela BR-101 até o Km 274 (trevo de Garopaba)
De ônibus

As empresas Catarinense e Itapemirim servem o litoral catarinense e têm ônibus partindo de algumas capitais do país.

 

Circulando

Na baixa temporada é possível ir de carro até o final das estradinhas de terra
que desembocam perto da praia. No verão, entretanto, o melhor é deixar o
automóvel na pousada e circular a pé – o trânsito é intenso em vias estreitas.

 

Serviço:

  • Informações turísticas

Secretaria de Turismo de Garopaba (23 quilômetros)
Praça Ivo Silveira, 296 – Centro
Tel: 3254-8100

Prefeitura de Imbituba (27 quilômetros)
Av. Dr. João Rinsa, 601 – Centro
Tel: 3255-5700 / 8100

  • Terminais rodoviários

Garopaba
R. Teonaz, 111
Tel: 3254-3169

Imbituba
R. Nicolau Mattos, 715
Tel: 3255-0439

  • Banco

Em Garopaba – Banco do Brasil, Besc e 24 Horas
Em Imbituba – Banco do Brasil, Besc, Bradesco, HSBC e 24 Horas

 

Fotos: crédito de Surian Dupont