Renove as energias no Parque das Oito Cachoeiras em São Francisco de Paula

Entre as minhas bandas preferidas está o Queen. Acho perfeito. Muda meu dia. Colocamos a todo volume no nosso carro. Meus filhos perguntam: – mãe tu vai ouvir Freddie? Sim!! Me lembrei de contar isso porque tem uma trilha sonora que às vezes nos soa familiar. Under Pressure! (Sob Pressão). Vivemos a geração do imediato. Tudo é para agora, para já! Final de ano então… Todos precisando descontrair. Botar o pé na estrada e desopilar final de semana, mas tinha que ser pertinho de casa, segunda tava logo ali! Sexta-feira de tarde. Colocamos as crianças no carro e fomos para São Francisco de Paula (RS), na Serra. Soube que tem lindas cachoeiras por lá. Queríamos fazer trilha, andar no meio do mato. Quem deu a dica foram as jornalistas Lissandra Medonça e a Liège Alves,  da Conexão Corporativa quando me falaram sobre a Pousada Casa de Pedra.  Aliás vamos escrever sobre isso também em breve, confiram!

De manhã bem cedinho, malas desfeitas, lanchinho na mochila. E bora fazer trilha!  Nosso primeiro passeio em São Chico – apelido carinhoso do município gaúcho  – foi no Parque das 8 Cachoeiras, que fica perto da pousada! O acesso pode ser feito pelo Lago São Bernardo. A 4km do centro da cidade e a 2,5 km do lago de carro. Dá para fazer de bike também o trajeto. O nome do lugar dá o recado. Oito lindas cachoeiras circundam o parque. Vale ficar bem atento as distâncias de cada uma e o tempo de ida e volta.  A mais longe é a Gêmeas Gigantes, com aproximadamente cinco horas de caminhada. A Remanso é a mais próxima, levamos 45 minutos para chegar. A trilha é puxadinha especialmente para a gurizada, mas dá para fazer com toda tranquilidade e segurança.

????????????????????????????????????
Informações da trilha chamam atenção para questões como preparo físico e grau de dificuldade – crédito Luciano Garcia

Luciano Garcia - Divulgação (51)

Luciano Garcia - Divulgação (78)

Sem celulares, tablet, minecraft. A ideia é desconectar! No caminho, pequenos insetos que chamam atenção das crianças porque que eles nunca tinham visto aquele bicho antes. E pequenas cachoeiras. Aliás todo o passeio é uma grande descoberta! A minha filha de três anos viu fadinhas no meio do mato e também um panda vermelho. Que maravilha! Infelizmente, chega uma fase que a gente não vê mais estas coisas tão bacanas!

Luciano Garcia - Divulgação (40)

????????????????????????????????????
Logo na entrada do parque já se encontra pequenas cachoeiras

‘Do lado de cá’,  música com o piar da passarada e o farfalhar das árvores. Tem vista bonita e a gente de bem. Foi perfeito. Paramos, olhamos e ouvimos o que a natureza teve a nos dizer. Teve piquenique com suquinhos e frutas, ali olhando a cachoeira.

????????????????????????????????????
Cachoeira Remanso em São Francisco de paula, Parque das 8 Cachoeiras

E todo mundo ficou meio molhado, lavando a alma mesmo!

????????????????????????????????????
Obrigada Papai do Céu

Seja pelo motivo que for – falta de grana, correria do dia a dia, ou preguiça mesmo, a gente acaba ‘aposentando’ estas idas para o meio da natureza.  Mas porque não retomar isso? E cá entre nós, tem lugar melhor para fazer isso que nosso Brasil com suas belezas naturais? Neste sentido, nosso país é indiscutivelmente maravilhoso. Sempre tem algo a nos dizer, surpresas a revelar como esta, a uma hora e meia de carro de Porto Alegre.  Ainda bem! Então, se a vida às vezes tá meio garoando ou num tique-taque acelerado, bota teu tênis fica na boa, vem para a natureza!

Dicas para um passeio tranquilo na Parque das 8 Cachoeiras em São Francisco de Paula

Preste atenção no horário que você está saindo e o tempo da trilha a ser feita, na mata escurece mais cedo.

Ande somente nas trilhas!

Usar tênis confortável

Tome cuidado ao passar pelas pedras porque elas são bem escorregadias, idosos especialmente!

Crianças, idosos e portadores de necessidades especiais devem sempre estar acompanhados de um adulto responsável.

E por favor né gente, o básico do básico, só para não esquecer – NÃO JOGAR LIXO no parque! Recolha tudo que consumir, tampinhas, bitucas de cigarro, embalagens plásticas e traga de volta na sua mochila, colocando na lixeira depois, certo? Inacreditável, mas a gente ainda vê o povo fazendo isso. Fico tão chateada quando vejo que vou lá e pego lixo na cara da pessoa e digo – “acho que o senhor deixou cair esta garrafa pet vazia, quer por no teu lixinho?”. Até agora, todas as vezes que tentei assim deu certo! Talvez, um dia, eu me dê mal e leve uma resposta desaforada! Mas, sinceramente, prefiro correr o risco!

Serviço – Parque das 8 Cachoeiras

Horário de Funcionamento para visitação: Dezembro a Fevereiro das 8h30 às 18h

Março a Novembro: das 9h às 17h30 – Mais em www.parque8cachoeiras.com.br

54 3244 3898  – 3244 2768  – 9965 7526 – parque8cachoeiras@terra.com.br

Valor por pessoa adulto R$ 15,00 – crianças não pagam