Barcelona: Sua gótica Catedral

Apesar da presença massiva de turistas nos horários de visitação gratuita, a grandiosa Catedral é dedicada à Santa Cruz e a Santa Eulália (de la Santa Creu i Santa Eulàlia), é também uma das construções mais espetaculares do Bairro Gótico. Histórica, é a sede do arcebispado da capital catalã. A presença de uma mistura de estilos arquitetônicos, como gótico, barroco, neogótico e modernista, representam o desenrolar da história religiosa da Espanha. A parte mais surpreendente da catedral é, provavelmente, o seu claustro.

Esta visita é um passeio para prestar bastante atenção aos detalhes. Vou deixar aqui algumas dicas do que mais gostei e informações úteis!

  • Na catedral há dois campanários. O primeiro você verá logo na entrada de onde está o sino principal, chamado Eulália, de três toneladas, que toca a cada hora cheia. Na outra torre toca as horas eclesiásticas e tem dez sinos com nomes de santas. É um passeio para prestar bastante atenção aos detalhes. Você poderá visitar ambos os campanários.
  • A catedral de Barcelona tem um interessante sistema de visitação. Existe uma entrada gratuita e uma entrada paga, cujo pagamento é chamado de “donativo”. São dois horários gratuitos – um pela manhã e um à tarde. A visitação em algumas partes específicas da catedral é paga à parte: o coro, os terraços e o museu. Os valores atualizados podem ser consultados na web oficial da catedral. A vantagem do horário gratuito é que não vai impactar no orçamento da sua viagem e a desvantagem é que, a concentração de pessoas, pode atrapalhar a visita.
  • Tem um horário na metade do dia, no qual a entrada à catedral é paga em forma de donativo. O ingresso inclui a entrada ao coro, aos terraços e ao museu.
  • O passeio dura em média 40 minutos.
Interior da Catedral
Interior da Catedral

SONY DSC

SONY DSC
Vista lateral do Coro com pinturas de Joan de Burgunya

SONY DSC

Cripta de Santa Eulalia.
Cripta de Santa Eulalia.
  • A parte mais surpreendente da catedral é, provavelmente, o seu claustro. Os visitantes não esperam encontrar um oásis dentro dos muros de uma catedral.
O claustro é acessado pelas portas externas da Misericórdia e Santa Eulalia
O claustro é acessado pelas portas externas da Misericórdia e Santa Eulalia
No centro se encontra um jardim do século XIX renovado com magnólias e grandes palmeiras. Correndo por ali há treze gansos brancos
No centro se encontra um jardim do século XIX renovado com magnólias e grandes palmeiras. Correndo por ali há treze gansos brancos
No angulo mais perto da porta da Piedade você poderá ver uma escultura de St. George com o cavalo na fonte de água, esta escultura é obra do escultor contemporâneo Emili Colom , realizada em 1970 .
No angulo mais perto da porta da Piedade você poderá ver uma escultura de St. George com o cavalo na fonte de água, esta escultura é obra do escultor contemporâneo Emili Colom , realizada em 1970.

SONY DSC

  • Um elevador localizado perto da Capella dos Santos Inocentes leva aos terraços da catedral, que oferecem uma vista privilegiada das torres do templo, do Bairro Gótico e da cidade.
Vista fantástica de 360º da cidade
Vista fantástica de 360º da cidade

SONY DSC

SONY DSC

Serviços:

Os horários de visita são: Das 8h30 às 12h45 e das 17h15 às 19h30

Endereço: Pla de la Seu, s/n, 08002 Barcelona, Espanha

Preste atenção ao código de vestimenta, especialmente no verão, quando o calor não anima a cobrir o corpo com muita roupa.

Como Chegar: A catedral está na Plaza Nova, no coração do Bairro Gótico. As estações de metrô mais próximas são a Jaume I na linha 4 (amarela) e a Liceu na linha 3 (verde).

*Crédito de imagens: Suriàn Dupont

Gostou?

Deixe seu comentário aqui…