Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Como Fazer Café: Desvendando Mistérios

Índice


Sou uma apaixonada por café, como a maioria dos brasileiros. Tem “pretinho” pra todos os gostos

Há os que gostam do batido, do expresso, do passado, carioquinha, pingado… Eu particularmente não faço distinção, gosto de todos!

Não resisto ao cheirinho de café, aliás acho que traz aconchego a qualquer ambiente.

Há estudos que dizem que ele é benéfico pra saúde, pois suas substâncias contribuem para a produção de enzimas que combatem os radicais livres.

A dose diária recomendada, por especialistas e estudiosos, é de 4 xícaras por dia, puro, contudo sem leite. Inegavelmente ele provoca aquele “up” na nossa concentração e energia diária.

Fui convidada a conhecer e aprender um pouco mais sobre cafés, no workshop do Café do Mercado.

grãos de café

Iniciamos vendo e conhecendo os grãos, verde (antes de passar pelo processo de torrefação), a torra fraca e a torra forte.

Acreditem!… a intensidade da torra do grão, embora a gente não acaba não dando muito bola, faz toda a diferença no produto que chegará à sua xícara.

O barista Tiago Mello, do Café do Mercado foi quem tirou nossas duvidas e nos mostrou como podemos fazer pra preparar um café ainda mais gostoso em casa.

COMO FAZER CAFÉ

MÉTODO HARIO

Método Hario

Iniciando os trabalhos! O primeiro foi feito no método japonês, aquele que todos conhecem, coado no filtro, chama-se método Hario. Na ocasião o café foi passado em um filtro feito de porcelana, com ranhuras diferenciadas.

Vamos pros equipamentos necessários para passar o café no método Hario. Sem eles, é impossível fazer um bom café.

  1. Porta-filtro

Filtro

Como diz o nome, é o que sustenta o filtro de papel. O da Hario (marca) pode ser de plástico, acrílico, vidro ou porcelana. Todavia, os de plástico são mais baratos e praticamente inquebráveis. Mas podem ficar com cheiro, após o uso por certo tempo.

Seguro Viagem 12x sem juros

Já os de cerâmica e vidro são mais caros e quebram com mais facilidade, mas são mais fáceis de limpar.

As principais diferenças em relação ao sistema “Melitta” são o tamanho do furo central (que é bem maior). O formato, que é cônico (em vez de chapéu de Napoleão) e as ranhuras são mais altas, deixando o filtro suspenso.

  1. Filtro de Papel

Existem dois tipos: o lavado (que passou por processo de branqueamento) e o natural, bege. Fuja do último, que tem cheiro forte e persistente.

  1. Chaleira

Para os cafés coados, é interessante ter uma chaleira bico-de-ganso, aquela com bico fino, comprido e curvo.

Afinal estas características facilitam muito o controle na hora de colocar a água. Permite você controlar tanto a quantidade de água, que está colocando, como o ritmo.

E isso fará diferença no gosto final do café.

Então, caso você não tenha uma destas em casa, pode utilizar qualquer outra chaleira, bule ou jarro com bico.

  1. Termômetro

Um termômetro digital de espeto pode fazer a diferença. Ele é barato e ajuda você a saber quando a água está na temperatura correta pra começar a “passar seu café”,  que de preferência deve ser cerca de 93-95°C.

Dica: se não tiver um termômetro, esquente a água até entrar em ebulição (borbulhar com vontade) e logo em seguida despeje-a em um recipiente em temperatura ambiente, esta simples mudança deve bastar para baixar a temperatura para próxima do ideal.

  1. Cronômetro

Importante: ter um cronômetro ou relógio à mão para controlar o tempo de extração do líquido tão amado. Um bom ponto de partida de duração é de 2 a 3 minutos. Dizem os especialistas em café, que o sabor final depende de como você vai extraí-lo.

Quando a gente faz em casa, normalmente colocamos o filtro, enchemos de água nele e vamos fazer outra coisa, não é?!

Ou seja, isso não nos ajudará a fazer o melhor café.

Pois se ele for passado sem fazer movimentos circulares com a chaleira, despejando a água de forma rápida, dizem que ele é subextraído (mais aguado e ácido) e quando ele for extraído mais lentamente é extraído (mais concentrado e amargo).

O tempo de extração é determinado pela massa de café utilizada, pelos granulados do pó e pela técnica de despejo de água sobre o pó.

 

FRENCH PRESS

Método French Press ao fundo.

Método French Press ao fundo.

O próximo método apresentado pelo barista foi o French Press (prensa). Aquele que tem uma jarra de vidro transparente e uma prensa dentro, que tu empurra o pistão pra passar o café.  De todas as preparações, essa é a mais simples.

O segredo é o ponto certo de moagem: o ideal é uma moagem média, consistente e uniforme. Se o filtro entope e o café sai turvo, provavelmente porque o pó foi moído fino demais.

Tipos de moagem.

Tipos de moagem.

Modo de Preparo do Café

1) Apoie a cafeteira pra não escorregar. Segure a alça com força para retirar o pistão;

2) Coloque na cafeteira uma colher de café (de 7 a 8 gramas) para cada 200 ml de água;

3) Coloque água quente na cafeteira, sem ferver;

4) Encaixe o pistão e empurre para baixo;

5) A pressão sobre o pistão deve ser lenta, suave e constante;

6) Lave a cafeteira com água e detergente neutro a cada uso.

 

ITALIANINHA

Método Bialetti

Método Bialetti

E a ultima opção foi do estilo italianinha. Este tipo de cafeteira é um ícone italiano! Ela revolucionou o preparo do café em casa, porque é muito simples.

Preparar na italianinha é fácil e prático, mesmo assim muitos queimam o café ou até perdem o utensílio por esquecerem no fogo. Se o “chapéu serviu”, não fique com vergonha, porque também já esqueci no fogo e transbordou tudo, maior sujeira. 😛

Sendo assim, este método faz um café saboroso, forte e encorpado – lembra muito o expresso, só que sem aquela espuminha.

Modo de Preparo do Café

  1. Coloque a água na parte de baixo, até a válvula de segurança;
  2. Usar água mineral ou filtrada, para não alterar o gosto;
  3. No filtro do meio coloque o pó (moagem media ou grossa), sem pressionar (deixar solto o pó);
  4. Coloque o filtro sobre o recipiente com água e encaixe a parte superior;
  5. Ponha umas gotas de água fria na parte superior (evita que o café fique amargo quando entrar em contato com o alumínio quente);
  6. Leve ao fogo baixo;
  7. Assim que o líquido subir já pode tirá-la do fogo e seu café estará pronto!
Pra adoçar os cafés servidos, chocolates DNA Empório.

Pra adoçar os cafés servidos, chocolates DNA Empório.

Ainda tivemos o prazer de experimentar os deliciosos chocolates com frutas e nozes – meu preferido foi o com raspas de limão – harmonizou perfeitamente com café.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES NO PREPARO DO CAFÉ

cafés

  • A concentração da bebida e a taxa de extração (o quanto se extrai de sólidos do pó) são função da moagem, da temperatura, da agitação da água e da proporção entre água e café utilizados. Caso não fique de seu gosto, o melhor é mexer em apenas uma variável por vez, buscando qual faz a diferença no produto final.
  • A prática leva a perfeição: persista!
  • Use cafeteira ou utensílio de tamanho adequado com a quantidade de bebida que deseja produzir.
  • Se não tem um moedor  e é um apaixonado pela bebida, faça um favor a si mesmo: compre um.
  • Novamente: a qualidade do café e da água são importantes (cloro da água interfere no gosto final)
  • Granulado do pó = quanto + fina + forte será o café.

*** Fotos: crédito de Surian Dupont

Qual seu método preferido? 

Como você prepara seu café na sua casa? 

Conte pra gente nos comentários!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!

HOSPEDAGEM

RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!

Já fez as malas?

CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

O Blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

error: Conteúdo protegido!

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!