A Capital do Brasil – BRASILIA

Oi pessoal!  Vim deixar umas dicas de onde ir e o que conhecer em Brasilia, cidade bonita e organizada que nasceu em 1960, inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubischek.

Brasilia é linda, e são dois os nomes responsáveis por isso: Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. O primeiro foi quem idealizou e fez o projeto urbanístico, a forma de Brasilia, que se parece com um avião! Lúcio Costa projetou o plano piloto, enquanto Niemeyer foi o responsável por sua arquitetura e os mais simbólicos prédios da capital, entre eles o Congresso Nacional.

Neste post vou te convencer que tem muita coisa legal para conhecer na capital do Brasil, que é Patrimônio Cultural da Unesco e possui a maior área tombada do mundo. Wow! Brasilia é uma cidade completa. Possui um dos melhores Índices de Qualidade de Vida (IDH) do país e um passeio pelas largas avenidas da capital permite contemplar preciosidades com o paisagismo de Burle Marx, a arquitetura de Athos Bulcão, os vitrais de Marianne Peretti e as esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi.

É uma cidade à frente do seu tempo. Seu surgimento mudou o panorama do país, tanto político como econômico. Mas estamos aqui pra falar de turismo e dicas do que fazer, não é? Então vamos lá!

 

COMO CHEGAR EM BRASILIA?

Via aérea é a melhor forma de chegar a Brasilia, ou BSB, como é chamado o aeroporto. Bem bonito e reformado (obras da Copa de 2014). Recebe vários vôos diários das principais cidades do país, e também vôos internacionais. Tem vários voos nacionais e muita promoção, fica de olho!

 

O QUE FAZER EM BRASILIA?

Brasilia é uma cidade grande, apesar de parecer pequena! Recomendo no mínimo 3 dias para visitar a capital e conhecer alguns dos mais importantes pontos turísticos do país. O turismo convencional gira em torno das imensas obras de Niemeyer, além do cenário público da cidade. Mas tem muito mais. Entre as dicas de Brasilia, vale a pena conferir:

 

  1. ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lógico, né?! Esta é a primeira. Ao fundo, você verá a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional.

Congresso Nacional. Crédito de imagem: Surian Dupont

Congresso Nacional. Crédito de imagem: Surian Dupont

  1. PRAÇA DOS TRÊS PODERES

Lá você vai ver o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, ou os três poderes: legislativo, executivo e judiciário. Acredito que é o ponto turístico mais conhecido de Brasilia, é onde fica maquete do plano piloto (no subsolo), a escultura “os guerreiros”, a pira da pátria e a bandeira nacional exposta no topo de um mastro gigante! A cada primeiro domingo do mês, ocorre o chamado “bandeirão”, uma cerimônia militar de troca desta bandeira, enquanto que diariamente eles hasteiam a bandeira no palácio do planalto, com guardas vestidos com trajes militares históricos e lindos. Às sextas-feiras, esta cerimônia é acompanhada da banda de música, bacana não? A cerimônia diária ocorre pontualmente às 17h, todas as sextas-feiras.

 

  1. CATEDRAL METROPOLITANA

A Catedral Metropolitana também foi projetada por Oscar Niemeyer, e é impressionante! São 16 pilares curvados que se unem no topo. Dentro dela há obras incríveis, entre eles, 3 esculturas suspensas que representam os arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael. Ahhh, tem uma brincadeira lá também! Se você sussurrar na parede da catedral, o som vai correr até a outra ponta da parede, que é curvada! Muito interessante.

Catedral Metropolitna. Credito de imagem Suriàn Dupont

Catedral Metropolitna. Credito de imagem Suriàn Dupont

Catedral Metropolitna. Credito de imagem Suriàn Dupont

 

  1. FEIRA DO GUARÁ

Não podia deixar de conhecer esta feira. Afinal qual a mulher que não gosta de uma feirinha? Me senti no nordeste, naquelas feirinhas típicas… A Feira do Guará é famosa pelas roupas e pela grande variedade de produtos gastronômicos regionais. É muito frequentada pelos turistas e locais. São mais de 500 bancas. Para comer na hora, são dezenas de barracas especializadas na cozinha regional nordestina, mas imperdíveis mesmo são os pastéis fritos na hora.

Horários de funcionamento:
Quinta a domingo, das 8h às 18h.
Horário de funcionamento especial em alguns feriados.

Área Especial 17, Guará II, Guará – DF
Telefone: (61) 3382-2323
Site: http://www.feiradoguara.com

 

  1. TORRE DE TV

A Torre de TV está situada no ponto mais alto de Brasilia e há um mirante que permite ter a vista 360graus da cidade. A visitação é gratuita, sobre-se de elevador, e vale muito a pena para entender o formato do plano (avião). A torre, de 75m de altura, está alinhada com a bandeira da praça dos três poderes e com o Congresso Nacional. O pôr do sol visto de lá é fantástico!!!

De terça à domingo das 9hs as 19hs.

Vista da Torre da TV
Vista da Torre da TV

Vista da Torre. Crédito de imagem Suriàn Dupont

 

  1. MEMORIAL JK

O memorial é um mausoléu projetado por Niemeyer para abrigar os restos mortais do idealizador de Brasilia. Além do túmulo, tem móveis utilizados por ele, um acervo com livros do presidente e exposição permanente com objetos pessoais e fotos do Juscelino Kubischek. Saindo do memorial, do outro lado da estátua, há uma cruz enorme, onde está a Praça do Cruzeiro. É lá onde alguns brasilienses assistem a outro pôr do sol fantástico, alguns dizem ser o mais bonito de Brasilia.

Memorial JK. Credito de image: Suriàn Dupont
Memorial JK. Credito de image: Suriàn Dupont

Mausoléu de JK
Mausoléu de JK

Memorial JK. Credito de image: Suriàn Dupont

 

  1. EDIFÍCIOS PÚBLICOS

Dá pra fazer uma visita no Congresso Nacional, no Palácio da Justiça e no Palácio do Planalto! Há tours guiados que acontecem normalmente aos finais de semana, e contam a história política do país e mostram algumas obras de arte de artistas brasileiros. Também dá pra visitar o Banco Central, onde há um museu com as moedas antigas e conta um pouco de história econômica do Brasil, visitas de terça a domingo. Outro edifício legal para visitação é o Itamaraty, onde fica o ministério das Relações Exteriores, há visitas guiadas diariamente em vários horários.

 

  1. CÂMARA DOS DEPUTADOS

No Anexo IV da Câmara dos Deputados, no último andar, pouco conhecido pelos turistas que visitam a Capital e de muitos dos brasilienses, encontra-se um espaço de arte: dois jardins suspensos de Roberto Burle Marx, um de inverno e outro aberto, e uma capela projetada por Oscar Niemeyer. Todos os ambientes são servidos pelo café do Restaurante-Escola do SENAC, onde há uma das melhores tortas de abacaxi da cidade! O hall da galeria é ornamentado com mobiliário assinado pelo Oscar Niemeyer. O melhor são as janelas redondas, de onde se vislumbra do alto a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes, o Lago Paranoá, a Torre de TV Digital ao longe e os demais edifícios dos Tribunais Superiores. Dessas janelas, tira-se a tão tradicional foto dos visitantes sentado com Brasilia ao plano de fundo. O restaurante conta com uma ilha self service completa ou buffet, nas sextas-feiras. É um passeio imperdível. Só tem acesso de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18hs. Com entrada gratuita, pede-se o uso de calça para os homens e sapatos (não se permite a entrada de chinelos), por se tratar de Órgão público. Identificação com RG na portaria central.

 

  1. LAGO PARANOÁ

O Lago Paranoá é enorme e repleto de atrações super legais. Não deixe de ir no Pontão do Lago Sul, onde você pode sentar e apreciar a beleza do Lago sem preocupações. O local conta com restaurantes bacanas e de lá também poderá praticar esportes aquáticos. Outra opção do Lago Paranoá é ir ao Pier 21, um shopping que também oferece uma vista linda do lado e possui restaurantes, bares, clubes e cinema.

Pontão Lago Sul. Crédito de imagem Suriàn Dupont

 

  1. JARDIM BOTÂNICO

Super recomendo uma visita ao Jardim Botânico, um passeio fora da rota, mas que vale a pena pelo astral do local. Essa dica especial quem nos deu foi nosso querido amigo Vinicius Mitto, do blog Bah Guri! Além de ser lindo, você pode tomar café da manhã lá, no melhor estilo – piquenique! O Café do local vende kits de café da manhã, super gostosos (serve no minimo 2 pessoas)!

Aos domingos é lotado, então chegue cedo pra arrumar uma mesinha bacana e desfrutar, ou encare a fila que se forma esperando os quitutes do café Jardim Bom Demais.  Fica no Setor de Mansões Dom Bosco, funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

#Dica: leve uma almofadinha para sentar, ficará bem mais confortável! 😉

Jardim Botanico - picnic. Crédito de imagem Suriàn Dupont

 

  1. Templo da Boa Vontade

Quando me indicaram este local, não levei muita fé, mas fui assim mesmo. E sabem o que aconteceu? Me surpreendeu!

Entrando lá (não pode entrar de roupas curtas, como minissaia ou shorts), fomos encaminhados a Nave Central. Fiquei de queixo caído com a beleza, simplicidade e energia do local. Lá é feita a CAMINHADA DO SER HUMANO EM BUSCA DO CRIADOR e também onde se encontra o cristal mais puro do mundo (topo da pirâmide – este energiza o local). A Nave é o primeiro ambiente que os peregrinos conhecem ao adentrar o TBV. Seu piso em granito e em espiral representa a jornada do ser humano em busca de equilíbrio. Caminhada feita, energias renovadas! Que loucura este lugar.

Passeamos por toda parte. Não deixe de conhecer a sala egípcia, lugar lindo, fantástico para meditar! (não pode tirar fotos por lá).

O Templo da Boa Vontade é um espaço irrestritamente ecumênico (palavra que vem do grego e significa universal), abriga a todos que buscam a paz interior, independentemente de crenças, descrenças, etnia, preferência política ou classe social.

Horário e dia de funcionamento: A Nave do TBV fica aberta 24 horas, contando com segurança durante todo o dia; os demais ambientes — como a Galeria de Arte, a Mandala e a Sala Egípcia — funcionam das 8h às 20 horas, todos os dias da semana. Entrada gratuita.

Templo da Boa Vontade. Credito de imagem: Suriàn Dupont

 

  1. Santuário Dom Bosco

Este, infelizmente, não tive tempo de conhecer. Mas pelo que li e vi em fotos, super vale a pena dar uma passada por lá.

 

  1. Ponte JK

A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte, é a mais bonita de Brasilia, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasilia, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá.

Ponte JK. Crédito de imagem: Suriàn Dupont

E tem muito mais… Vale a pena conhecer a cidade avião!

Alguns pontos/dicas para conhecer que não tive tempo pra ir… ou seja, terei que voltar!:)

  • Assistir a uma missa na Catedral;
  • Estádio do Mané Garrincha;
  • Centro Cultural do BB;
  • Parque da cidade;
  • Eremida Dom Bosco;
  • Caixa Cultural Brasilia;
  • Praça dos Cristais;
  • Biblioteca Nacional;
  • Parque Olhos D’agua;

Quais as suas dicas de Brasilia? 🙂

 

 

*Crédito de imagens: Suriàn Dupont